quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Geração de decepcionados

Crentes decepcionados são os novos peregrinos da fé

Por: Agência Latino-americana e Caribenha de Notícias

Ao decepcionar-se numa igreja, o crente vai em busca de outra. Nas grandes cidades, detecta Romeiro, há um contingente significativo de evangélicos que circulam, constantemente, de igreja em igreja, constituindo o fenômeno que os sociólogos chamam de "trânsito religioso".

A tese de Romeiro está descrita em trabalho de doutorado em teologia. A tese foi transformada em livro sob o título Decepcionados com a graça - Esperanças e frustrações no Brasil neopentecostal, pela editora Mundo Cristão.

O "nômade da fé", descreveu Romeiro na entrevista à Eclésia, busca respostas imediatas aos problemas, "uma vez que vivemos na era da velocidade. Se as respostas não chegam rápido, o sujeito procura uma nova igreja".

E o que essas pessoas que são atraídas às igrejas neopentecostais buscam? Que fiquem ricas, sejam curadas de todo tipo de doença e que todos os seus problemas sejam resolvidos, desde a falta de dinheiro até a falta de emprego. Essas são promessas da teologia da prosperidade, que propõe banir a pobreza, a doença.

O problema não está na prosperidade, mas na teologia, assinalou Romeiro. Para a teologia da prosperidade, o crente "deve morar em mansão, ter carrões, muito dinheiro e nunca ficar doente. Quando isso não acontece, é porque ele está sem fé, em pecado ou debaixo do poder de Satanás", explicou o pastor da Igreja da Trindade.

Romeiro mudou a lógica no argumento: "Ora, se formos avaliar a vida espiritual de uma pessoa pela casa onde mora ou pelo saldo bancário, temos que concluir que muitos jogadores de futebol e artistas têm uma comunhão com Deus fora do comum. E isso não é verdade".

Hoje em dia, analisou o pastor, as pessoas na igreja funcionam na base da emoção, e não pela reflexão. A teologia da prosperidade e todo esse clima de emoção têm forte apoio na mídia, um instrumento que as igrejas neopentecostais sabem trabalhar muito bem.

"Creio que o fator principal que garante a sobrevivência do movimento neopentecostal é o seu investimento pesado na mídia e o seu sucesso em colocar a igreja no mercado e as políticas do mercado na igreja", avaliou Romeiro na entrevista à Eclésia.

Isso ainda vai durar algum tempo, representando crescimento dos principais grupos neopentecostais no Brasil. Mas não têm mais o mesmo ímpeto que tinha no passado.

Romeiro entende que, "na medida em que os adeptos vão se decepcionando com a mensagem e a falta de ética de alguns segmentos neopentecostais, creio que haverá uma volta à Bíblia por parte de muitos. Por isso, as igrejas cristãs devem estar preparadas para receber e ajudar tais pessoas", recomendou.

Na entrevista, Romeiro também questionou o fato de mais e mais pessoas se converterem e a situação da nação brasileira ficar cada vez pior, basta analisar os casos de violência, o tráfico de drogas, que estão "fora do controle das autoridades". Que Evangelho é esse que não afeta a sociedade para melhor nem transforma pecadores em santos? - pergunta.

O neopentecostalismo, definiu, é "vigoroso na sua ação evangelizadora, na capacidade de agrupar pessoas, mas frágil na sua ação disciplinadora".

Fonte: Editora Mundo Cristão / ALC


* Paulo Rodrigues Romeiro é Pastor e Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor na Escola Superior de Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

domingo, 21 de novembro de 2010

A Igreja é a mão de Deus


Irmã Marilande Gonçalves de Souza Baptista | Vice-Coordenadora do Ministério de Família
Coordenando a celebração noturna deste domingo (21/11), a Irmã Marilande Gonçalves de Souza Baptista.



Pastor Jorim Octávio, Missionário filipino com um dos integrantes do Quarteto Templo (intérprete)
A mensagem bíblica foi proferida pelo visitante, Pastor Jorim Octávio, missionário filipino, que em palestra  citou: “A igreja é a mão de Deus, estendida aos perdidos. Para onde estamos caminhando? Você tem estendido as mãos para os seus vizinhos, amigos, colegas de classe ou mesmo para sua família? Você está satisfeito com o nível de ação pessoal? Existem muitas pessoas perecendo e Jesus está voltando. Não fique satisfeito no seu ambiente de conforto, dentro de suas igrejas. Vá em frente até a volta de Jesus. Existem lugares bonitos onde as pessoas estão perecendo. Vamos caminhar em frente o mundo está esperando.”

O Culto contou também com a presença do Quarteto Templo, em momento de adoração e louvor ao SENHOR.




 Quarteto Templo


Grupo de Louvor da IBA

O Encontro Pessoal

Ministro de Música | Rogério Oliveira de Souza
Hoje pela manhã (21/11), a celebração matinal foi dirigida pelo Ministro de Música, Rogério Oliveira de Souza, enfatizando "que motivos não faltam para glorificarmos o nome do SENHOR. Deus aceita o gesto de adoração do seu povo de forma sincera. Deus espera de nós uma adoração verdadeira. O "encontro pessoal" começa em casa onde é possível revitalizarmos a nossa amizade com Cristo; onde reafirmamos a nossa filiação,  de fundamental importância, para cada um de nós e para a nossa igreja. Deus sempre demonstra interesse em agendar um encontro pessoal conosco." Em convite à reflexão, exorta: "Que tipo de culto e que tipo de adoração nós estamos dedicando a Deus?" Concluiu.

Grupo de Louvor

O Ministro de Música | Rogério Oliveira de Souza e Grupo Musical da IBA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010