Nossa História

No dia 28 de julho de 1963, sob a presidência do Pr. Elton Johnson foi organizada na residência do casal de missionários americanos, Pr. Burley Edward e Ulene Cader, à rua Barão do Rio Branco, nº 574, bairro Brasília, nesta cidade de Feira de Santana, a Congregação Batista do Sobradinho, com 47 membros. 


Com recursos financeiros vindos dos EUA, adquiridos através do Pr. Burley, a Congregação compra um terreno de esquina, situado à rua Cristovão Barreto, 1.242, bairro Brasília, e constrói um templo e um prédio de educação religiosa. Com a construção do templo, a Congregação deixa de se reunir na casa dos missionários americanos e se transfere para a sua sede própria. 


Pouco tempo depois a Congregação pede a sua organização em igreja. A Igreja Batista do Sobradinho, atende ao seu pedido, e no dia 18 de junho de 1964, foi organizada em igreja com o mome de Quarta Igreja Batista de Feira de Santana, com 54 membros, sendo eleito o  Pr. Élvio Coelho Lindoso, como seu primeiro lider espiritual. 


No dia 08 de novembro de 1967, em assembléia extraordinária, presidida pelo Pr. Hélio Lourenço da Silva, a igreja decide mudar o seu nome para Igreja Batista Alvorada, pelo fato de estar localizada no bairro Brasília. 


Até a presente data a igreja foi pastoreada pelos seguintes pastores:  
               -   Élvio Coelho Lindoso (1964/1966); 
               -   Hélio Lourenço da Silva (1967/1977); 
               -   George Brice (1978/1979); 
               -   Valter Siqueira Sales (1979/1988) e 
              -   Carlos Alberto da Cruz Baptista (1991), atual pastor. 


A Igreja Batista Alvorada, está filiada às Convenções Batista Brasileira e Batista Baiana e considera-se uma igreja tradicional em termos de doutrina e liturgia, mas sempre buscando atualizar-se, para atender às necessidades do homem contemporêneo. 


Uma característica marcante da Igreja Batista Alvorada é o seu amor pela obra missionária. Ela sustenta em parceria com a JMM (Junta de Missões Mundiais), três missionários na África e dois no Oriente Médio e uma frente missionária em Sergipe. Já organizou oito novas igrejas: PIB em Piritiba (1988); PIB em Mundo Novo (1992); Aliança Feira (2000); Nova Alvorada (2002); Aviário - hoje Nova Geração Feira (2003);Alvorada de Alagoinhas (2006), Alvorada em Ubaíra (2007) e PIB de Milagres (2007).


Conta ainda, com seis Congregações, quatro com templo próprio e todas com missionários, sustentados pela igreja, tais como: Bom Viver/Feira; Santanópolis, Saco do Capim/Irará, Bonito, Ipacaetá e Santiago/Santa Bárbara. 


Atualmente a Igreja Batista Alvorada é a que mais coopera com o PAM (Plano de Ação Missionária) da JMM no estado da Bahia. Três vezes por ano, arrecada ofertas para o sustento de missões, a saber: Missões Mundiais, Missões Estaduais e Missões Nacionais. Nesses 46 anos de existência damos graças a Deus, pelo pouco que já realizamos.

Pr. Carlos Alberto da Cruz Baptista