Palavra do Pastor



DESENVOLVENDO E PERSEVERANDO NA COMUNHÃO CRISTÃ




A palavra comunhão vem do latim COMMUNIO, que significa participação mútua, associação, conformidade, união voluntária entre indivíduos que compactuam de um propósito comum.

No NT a palavra é KOINONIA, que além de  comunhão  também significa íntima relação entre pessoas, sociedade, compartilhamento, companheirismo, solidariedade, ter tudo em comum.


Mediante o exposto, podemos afirmar que comunhão é a ligação estabelecida entre pessoas, motivada pelo amor, que tem como objetivo proporcionar o bem estar comum. Isso incluiu desde um simples gesto de bondade até o dar a vida pelo outro.


Jesus, na oração sacerdotal em João 17, deixou bem claro que a sua vontade era que sua igreja fosse um exemplo de unidade. E se essa era a sua vontade é porque não era algo apenas desejável, mas possível de ser alcançado. É impossível ler João 17, e não reconhecer que a unidade é algo essencial nos planos de Deus para seu povo.


Sem dúvida alguma a comunhão é uma das principais necessidades da igreja. Ela é tão importante, que sem ela a igreja está condenada a fechar as suas portas. Igreja sem comunhão não é igreja de Cristo. A igreja primitiva (primeiro século), por exemplo, tinha como uma de suas principais marcas a comunhão (AT 2:42). E por isso, diz Lucas, ela caía no agrado do povo, e como conseqüência todos os dias havia conversões (AT 2:47).


A comunhão cristã é exteriorizada através da prática da mutualidade cristã. Isto quer dizer que devemos colocar em prática aqueles mandamentos que dizem o que devemos fazer "uns aos outros". Por exemplo: "amem-se uns aos outros", saúdem-se uns aos outros", "não falem mal uns dos outros", "deixem de julgar uns aos outros", "sirvam uns aos outros", etc.


Para desenvolvermos a comunhão cristã é necessária uma comunidade. Sem comunidade, isto é, sem um grupo de pessoas com quem possamos nos relacionar é impossível colocar em prática a comunhão cristã. E a melhor comunidade que conheço para esse fim é o pequeno grupo. É impossível desenvolvermos uma comunhão, como se fôssemos uma família, sem fazer parte de um pequeno grupo. Pois, comunhão implica em intimidade, companheirismo, amizade, entrosamento. E isso só é possível num pequeno grupo.


Como pastor desta igreja gostaria que em 2010 pudéssemos começar a desenvolver a comunhão cristã, conforme o desejo de Jesus, e a perseverar nela, para que o mundo veja Cristo em nós. O único interessado em impedir que vivamos em perfeita comunhão é o Diabo. Que ninguém dê ocasião para ele usar a sua vida para semear a discórdia, o partidarismo, a maledicência, a ira, a inimizade, a intolerância, a falta de perdão e outras obras da carne que não convém ao cristão.


Meus irmãos, eu conto com vocês. Sejam bênçãos para sua igreja, e Deus os abençoará abundantemente.




Pr. Carlos Alberto da Cruz Baptista