domingo, 24 de outubro de 2010

Adolescentes adorando com atitude


Congresso de Adolescentes - Tema: ADORANDO COM ATITUDE
Igreja Batista Alvorada - Feira de Santana - Bahia

O Novo Testamento destaca algumas palavras relacionadas com o culto que oferecemos ao nosso Deus, são elas: PROSKUNEO(Adorar) – Originalmente significava beijar ou prostra-se dobrando os joelhos, em sinal de submissão e lealdade colocando-se à inteira disposição de Deus. A outra palavra é LATRÉIA(Culto ou Serviço). Cultuar, portanto, significa prestar serviço a Deus ou oferecer atos de adoração que agradam a Deus(Êx. 4:23; 8:1; 9:1).

Infelizmente nos dias atuais, as igrejas estão cheias de inovações. A preocupação não é agradar e servir a Deus, mas agradar e servir ao cultuador. A criatura é mais importante que o Criador. O culto deixa de ser teocêntrico para ser antropocêntrico. O centro do culto é o homem e não Deus. Como bem disse John D. Barnett: “É triste ver tanto “culto-show” que deseja agradar ou satisfazer às pessoas em detrimento da vontade de Deus. Nesses “cultos” não existem adoradores, existem “artistas” e “platéia”. O que falta em conteúdo nessas reuniões sobra em assovios, gritos, pulos e aeróbica.

O tema escolhido pelos nossos adolescentes para o Congresso deste ano(Adorando com Atitude), reflete a insatisfação deles com os paradigmas atuais da adoração no meio evangélico. É preciso questioná-los e mudá-los se for preciso. O nosso referencial não é o líder A ou B; a igreja A ou B, mas sim a Palavra de Deus. Nela vamos encontrar como Deus deseja ser cultuado; o que lhe agrada e o que não lhe agrada.

O apóstolo Paulo na carta aos Romanos fala de “Culto Racional” é de “não tomar a forma do mundo”(Rm. 12:1-2); na primeira carta aos Coríntios ele fala que “Deus não é Deus de desordem” e que “tudo deve ser feito com decência e ordem”(I Co. 14:33 e 40); na carta aos Efésios ele diz “livrem-se de toda gritaria”(4:31), no livro do Apocalipse João fala de “um cântico novo”(Ap. 14:1-3), Isaías fala que as atitudes dos adoradores no seu dia a dia são mais importantes do que aquilo que fazem e oferecem no culto(Is.:11-20). Para Wiliam Temple, culto é “despertar a consciência pela santidade de Deus; é alimentar a mente com a verdade de Deus; é dedicar a vontade ao propósito de Deus”.

À semelhança de jovens e adolescentes de outras partes do Brasil, nossos adolescentes estão buscando algo mais que shows vazios e que não acrescentam nada às suas vidas. Eles querem adorar a Deus com atitude, isto é, com propósito de agradar a Deus e de fazer algo que redunde na edificação de vidas e na glória de Deus. “Voltemos ao evangelho puro e simples – O show tem que acabar!!! (frase de uma faixa dos jovens evangélicos de São Paulo na Marcha pela Ética).

Pr. Carlos Alberto da Cruz Baptista 

Grupo Jovem de Louvor da IBA


Pr. Jóas Menezes | Cord. da Juventude | Igreja Batista de Sião - Salvador - Ba
Grupo Jovem de Louvor da Igreja Assembléia de Deus - SEDE Feira de Santana
Grupo Jovem de Louvor da Congregação de Santanópolis - IBA
Grupo Jovem de Louvor da IBA
Pr. Carlos Alberto da Cruz Baptista; Élcio Rabelo Coord. do Ministério Jovem; Comissão Organizadora e Jovens Adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário